Grupo5a Fosfo-Serina

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Vias metabólicas

Bommmm... agora nós vamos continuar a postar aqui (faz tempo que não fazemos isso) e colocar algumas vias metabólicas nas quais há participação da fosfo-serina !

A primeira delas é a Regulação do Metabolismo do Glicogênio!
O glicogênio é degradado por ação da glicogênio fosforilase. Essa enzima vai retirando resíduos de glicose -1-fosfato sucessivamente a partir das extremidades não-redutoras do glicogênio, em uma reação semelhante a uma hidrólise, utilizando fosfato inorgânico no lugar de água.
Na síntese de glicogênio, a glicose a ser incorporada nas cadeias pré-existentes de glicogênio tem que estar em sua forma ativada, ligada a um nucleotídeo de uracila, constituindo a uridina difosfato glicose. Esse composto é substato da glicogênio sintase que adiciona glicose ao glicogênio liberando UDP.
É facil notar que se a glicogênio fosforilase e a glicogêncio sintase funcionarem concomitantemente o ciclo será fútil, dissipando energia. Há mecanismos que regulam essas enzimas, fazendo com que quando uma está ativada a outra fique desativada. Um desse tipo de regulação é a "regulação por modificação covalente", e é nela que nossa molécula participa! Essa modificação covalente ativa a glicogênio fosforilase, e consiste na fosforilação de um resíduo de serina presente nessa enzima, transformando-o na fosfo-serina. Essa fosforilação modifica a estrutura terciária da glicogênio fosforilase e converte essa enzima de sua forma inativa para a forma ativa. Essa reação de fosforilação do resíduo de serina é catalisada pela glicogênio fosforilase quinase.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial